Hoje vamos ensinar a fazer uma montagem de um Estrela - Triangulo com paragem e inversão, para isso vão precisar dos seguintes materiais:
- 4 Contactores
- 1 Relé Térmico
- 2 Temporizadores ao Repouso
- 1 Betoneira Equipada
- Condutor 2,5mm (Para o Circuito de Potência)
- Condutor 0,75mm (Para o Circuito de Comando)
- Encravamento Mecânico ( Para o Circuito de Potência)
Para proceder à montagem deste circuito irão ter que respeitar o esquema abaixo presente:
Esquema de Montagem de um Estrela - Triângulo com Paragem e inversão Fonte: Criado no software SEE Eletrical |
Identificação dos Botões:
S0 - STOP
S1 - Botão de Início (Rodar para a Direita)
S2 - Botão de Início (Rodar para a Esquerda)
RT - Relé-Térmico
Após terem montado o circuito, vamos explicar o seu funcionamento. Todas as ações que vamos fazer neste circuito são destinadas ao comando do mesmo. O circuito de potência serve para o controlo do motor. Quando é premido o S1 (Circuito de Comando) o contactor KM1 atraca (Circuito de Potência) e o motor arranca em Estrela rodando numa determinada direção. A informação de ligado será retida pelo contacto auxiliar 13-14 (Normalmente Aberto) do contactor KM1, como vai ter de passar para Triângulo, então, após o arranque em Estrela o temporizador ao repouso (associado ao contactor KM4) vai receber informação. Este temporizador conta tempo e passado o tempo definido, ele troca de Estrela para Triângulo. O contacto 55-56 (Normalmente Fechado) do temporizador ao repouso (associado ao KM1) impedirá a ligação no período de desembalamento do motor.
A inversão do sentido de rotação faz-se premindo S2. Só acontecerá depois de decorrido o tempo de desembalamento. O processo é análogo ao atrás descrito.
Premindo S0 todo o circuito é desativado. O funcionameto do Relé-Térmico assegura também o desligar de todo o circuito. Ambos ( S0 e Relé-Térmico) são prioritários em relação ao circuito de ligar.
A inversão do sentido de rotação faz-se premindo S2. Só acontecerá depois de decorrido o tempo de desembalamento. O processo é análogo ao atrás descrito.
Premindo S0 todo o circuito é desativado. O funcionameto do Relé-Térmico assegura também o desligar de todo o circuito. Ambos ( S0 e Relé-Térmico) são prioritários em relação ao circuito de ligar.
Entre os contactores deve de existir um encravamento elétrico (circuito de comando) e um encravamento mecânico (circuito potência).
Para regular o Relé-Térmico temos de efetuar o cálculo da corrente de regulação do Relé-Térmico, os cálculos são os seguintes:
Para regular o Relé-Térmico temos de efetuar o cálculo da corrente de regulação do Relé-Térmico, os cálculos são os seguintes:
Pmotor: 2.2KW (Ver a Potência Util nas características do Motor)
U= 400V (Alimentação do Motor)
CosFI = 0.92 (Fator de Potência)
Cálculos:
IR =PA / (1,73 * 400 * 0,92)
IR = 3.45A
Bom Trabalho!
Obrigado